sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estrada de chão e alguns testes

Dando sequência a atualização das postagens hoje vou falar sobre alguns testes que fiz com o Meu J3.

Coloquei o Meu J3 na estrada asfaltada com chuva e os limpadores deram conta do recado, no J3 existem três opções de velocidade: rápida, intermediária e uma opção que permite o controle fino do intervalo de execução. Esse ajuste é muito legal pois permite ajustar exatamente o intervalo de execução dos limpadores.

Mas a parte mais legal dessa viagem fica por conta dos trechos de estrada de chão que fiz com o Meu J3, dessa forma pude realizar alguns testes mais específicos que queria realizar.

Olhem a estradinha de chão que me esperava com apenas 5297 quilômetros rodados...


Com essa estradinha escorregadia e cheia de buracos os meus testes se concentraram basicamente nos seguintes itens:
  • Direção
  • Freios
  • Suspensão
  • Vedação das borrachas das portas e porta malas
Mas antes do texto dos testes algumas fotos que tirei do Meu J3 no local aonde a estrada terminava.










Depois das fotos os meus comentários sobre o que testei.

Direção
Como já citei em outras postagens a direção hidráulica é bem leve o único inconveniente continua sendo o ângulo da direção (também conhecido como jogo da direção) pois manobrar o carro em lugares mais apertados exige uma quantidade maior de manobras.

Freios
Esse foi um dos principais pontos que queria testar. Como a estrada ficava em um área rual de uma cidade rural já dá para concluir que não tinha ninguém por lá, ideal para realizar testes de frenagens mais bruscas e principalmente com buracos na estrada.

Mas o que os buracos tem a ver com os freios?
Eu já tinha passado por uma situação de frear o carro após uma elevação do asfalto e o freio fez um barulho estranho e senti uma frenagem diferente do normal. Então resolvi realizar esses testes numa estrada de chão que possui diversos buracos e ondulações e consegui simular a mesma situação.

Para o meu espanto o que ocorre é o seguinte, quando você pisa no freio e as rodas perdem o contato com o solo por algum motivo (buraco, quebra mola, elevações na pista, etc) por alguns milésimos de segundo é como se o sistema de ABS apresentasse um bug. Ele não trava as rodas mas é possível escutar um barulho de ferro com ferro e o freio perde a sua eficiência, ele para o carro mas em um espaço maior do que em situação normal.

É uma situação muito inconveniente isso porque o pedal do freio está todo acionado e o carro continua rodando, obviamente que estou levando em conta o terreno sobre o qual estava freando o carro e ainda que o sistema de freio estava molhado. Mas a primeira vez que esse comportamento se apresentou foi sob condições exatamente inversas, uma rua de asfalto com o tempo seco.

Esse item irá receber mais atenção daqui em diante.

Suspensão
Esse foi um item que me agradou, o J3 possui suspensões independentes o que garante uma estabilidade boa mesmo passando por diversos buracos.

Agora o me desagradou um pouco foram os barulhos internos, com 5 mil km praticamente não era para ter esses barulhinhos chatos. Dentro do painel a impressão que se tem é que um chicote elétrico está solto, no acabamento do cinto de segurança na altura da cabeça do motorista tem uma capa plástica que fica chacoalhando bem próximo do ouvido, isso irrita um pouco e olha que vou confessar aqui que sou um pouco surdo rsrsrs.

Vedação
A vedação funcionou! Não é nenhuma maravilha mas funciona, temos que levar em conta que esse é um carro de passeio comum e não um 4x4 off road para trilhas. Abaixo tem uma foto da porta do motorista.


Era isso! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário