quarta-feira, 2 de julho de 2014

EPC o Retorno

Certo dia entrei no carro e reparei que no tapete havia um pedaço de uma pequena peça de plástico, de cor branca. Logo olhei para o pedal do freio mas não parecia ser nada com os freios, não tomei nenhuma ação.

Então eis que um mês depois a luz do EPC ligou novamente, lá fui eu a concessionária. Tudo isso com aproximadamente 16 mil quilômetros. Quando o EPC acende no painel o carro fica com um comportamento bem estranho, ao trocar de marchas o giro do motor sobe instantaneamente e ao frear o carro dá alguns solavancos.

Cheguei lá e expliquei a situação, mesmo sem agendamento prévio a consultora me encaminhou a um técnico. O técnico olhou na embreagem dentro do carro e matou a charada!

Atrás do pedal de embreagem existe um sensor que informa a ECU do carro a ativação da embreagem. O funcionamento é simples, esse sensor fica sempre pressionado quando o pedal está na sua posição normal, quando a embreagem é acionada o sensor é liberado.

A peça plástica que vi era na verdade um pedaço da peça que faz parte do sensor, é ela que dá a distância entre o suporte da embreagem e o sensor, atuando como uma espécie de batente. Esse peça costuma ressecar facilmente com o calor e foi o que aconteceu.

Como essa peça quebrou, a ECU recebeu a informação de que a embreagem estava acionada de forma infinita (erroneamente claro) sinalizando isso através da luz do EPC no painel.

Meia hora depois o técnico havia colocado o novo batente no lugar em garantia, sem abrir nenhuma OS.

Meu J3 estava liberado, vamos ver quanto tempo vai aguentar esse novo batente.

4 comentários:

  1. Nossa, foi batata, fiz uma gambiarra pra testar, parou de acelerar na hora, valeu amigo. Agora vou encomendar essa peça

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  2. Olá, obrigado por comentar. Seria bacana se passasse os detalhes da "gambiarra" para que outros donos de JAC também possam testar se é esse o problema do carro.

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    1. Oi estive na concessionária e não tem a peça o mecânico me deu um pedaço de chumbo pra colar com superbondi assim o pedal encosta no sensor e para de acelerar o carro.

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  3. Parabéns a dica foi certeira...já estava acostumado a conviver com o problema dw aceleração indevida.

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