segunda-feira, 14 de julho de 2014

Grilos

Uma das coisas que mais me enche o saco no carro são os grilos, aqueles pequenos barulhos que começam a surgir no carro com o tempo. Com o auxílio luxuoso das nossas bem cuidadas estradas e ruas é muito fácil de testar isso no carro.

Vou falar um pouco sobre os grilos do Meu J3...

Rigidez de torção da carroceria

Antes é preciso explicar um pouco sobre a rigidez de torção da carroceria. Basicamente esse é o movimento que a carroceria do carro sofre ao passar de "lado" em um quebra-molas por exemplo (mais informações sobre isso aqui ou aqui).

No caso do Meu J3 isso me espantou negativamente. A diferença entre a calçada da saída da minha garagem e a rua é bem pequena, no máximo uns 10 centímetros. Essa diferença é suavizada com o auxílio de uma rampa de concreto que deve ter uns 25 centímetros de base, ou seja, é uma descida super tranquila. Então como eu percebi os barulhos provenientes da carroceria? - De forma bem simples, ao sair de ré da garagem é necessário esterçar o volante ainda com o carro sobre a calçada, fazendo com que uma roda de trás encoste na rua enquanto a outra ainda está sobre a calçada. Nesse momento é possível ouvir diversos estalos vindos da parte de trás do carro, a impressão que tive é que esse estalos estão relacionados com a tampa do porta malas.

Chicote elétrico dentro do painel

Andando em ruas de paralelepípedo é possível ouvir que tem algo que não está bem preso dentro do painel do carro, já comentei em outros posts sobre isso.

Capa do cinto de segurança

A parte de cima do cinto de segurança é presa nas colunas com um parafuso, como acabamento é colocado uma capa de plástico. Com o tempo a tampa perdeu a sua fixação e fica chacoalhando bem na altura do ouvido...

Enfim alguns outros grilos apareceram, nos próximos posts eu comento sobre o relato deles na revisão dos 30 mil quilômetros, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário