segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

56 K - Avaliação final

Escrevo aqui a minha última avaliação sobre o Meu J3, a avaliação final.

Nesse período que fiquei com o carro e que se passaram quase 3 anos foram rodados 56725 quilômetros. Passei por diversas situações que me permitiram ver que o Meu J3 não é um carro tão frágil mas que não passa de um carro comum que precisa melhorar muito.


No começo eu acreditei que o J3 era um carro melhor, mas no decorrer do tempo ficou claro que apesar de não ser tão frágil a JAC precisa aumentar bastante a qualidade do carro. Houve problemas na parte eletrônica do carro com a famigerada luz do EPC, os problemas de acabamento que reportei nas últimas postagens, alguns problemas com peças bobas mas que acabaram gerando dor de cabeça como o ressecamento e quebra dos batentes dos pedais que acabaram gerando problemas no EPC.

Mas a experiência a bordo dele foi bem legal, é um carro que tem boa posição de dirigir, com giros mais altos o motor se mostra um pouco mais esperto. O rádio com sua mini usb foi um saco, mais o sensor de estacionamento era muito preciso. Também importante mencionar que o espaço interno se comparado com os demais hatchs é bom, isso também vale para o porta-malas.

Se parar e analisar friamente a quantidade de defeitos críticos que o carro apresentou até que foram poucos, em termos de quantidade, mas o problema está justamente no fato de que eles nunca foram solucionados pela concessionária da JAC. Chega uma hora que o cliente enche o saco e perde a paciência.

E é justamente no atendimento de pós-venda da JAC que fica o GRANDE problema. Por que se fosse eficiente isso amenizaria os problemas e com certeza geraria uma empatia maior com a marca. Algo que no início da minha experiência com a JAC acontecia, por várias vezes acreditei que como a marca era nova no Brasil eles ainda estavam se adaptando aos processos brasileiros e que iam melhorar com o passar do tempo. Mas não foi isso que aconteceu, percebi que estava muito enganado e a JAC manteria a mesma maneira de atender os clientes.

E a falta de peças? E a desvalorização? Tudo isso eu sabia que era um grande risco e uma grande aposta a três anos, nesse quesito o risco aconteceu, porém, é precisar falar um pouco do cenário dos carros a 3 anos atrás. Nenhum outro carro possuía tantos opcionais quanto o JAC J3 pelo excelente valor que ele estava sendo vendido, nesse ponto foi muito vantajoso ter adquirido o Meu J3.

Se eu compraria de novo um carro da JAC?
Não, e a resposta parece ser meio óbvia. Passei a dar valor também para algo que eu não dava, o serviço de pós-venda.

Se eu me arrependi de ter comprado um JAC?
De novo a resposta é Não, valeu a pena, como disse, na época em que adquiri o carro era o melhor cenário que eu tinha para comprar um hatch com os opcionais que ele tinha.

A pergunta que mais ouvi nesse tempo foi: E o carro é bom?
A minha resposta é de que carro é regular. Não é ruim, mas está longe de ser bom.

A minha opinião final é a seguinte...

Atualmente existem outras opções melhores no mercado, não recomendo a compra dos carros da JAC. A menos claro que eles baixem absurdamente o valor pedido pelos carros, algo impossível de acontecer.

10 comentários:

  1. Cara, eu tenho um J3 hatch 11/12 e concordo com cada vírgula que vc usou em seu texto. Incrivelmente, esse é exatamente o meu sentimento frente a marca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Igor, fico satisfeito em saber que o blog expressa o sentimento de outros donos de JAC. Abraço.

      Excluir
  2. Perfeita avaliação! Penso exatamente igual à você!
    Meu j3 está com 40K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe, como disse para o Igor no comentário acima pelo menos fico satisfeito em saber que o blog expressa o sentimento de outros donos de JAC. Abraço e obrigado visita

      Excluir
  3. Se eu tivesse encontrado esse blog antes de ter comprado o carro...
    Roubaram nosso Sandero 2015 e com o pagamento do seguro, compramos o J3 S.
    O carro simplesmente APAGOU com quase 2000 km. Um lixo de carro! Estou aguardando o guincho para a minha primeira visita na concessionária.
    A primeira de muitas...
    Se arrependimento matasse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana. Criei o blog justamente com o objetivo de informar mais sobre o carro, lamento pelo que ocorreu com o seu J3 S.

      Fique a vontade para entrar em contato se precisar de alguma ajuda.

      Abraço! Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
    2. Ah uma dica para você, faça questão de acompanhar o conserto do seu J3 dentro da oficina e exija uma explicação dos "mexânicos" da JAC. Não aceite a explicação padrão de que a central do carro foi resetada, por que isso não é a solução.

      Excluir
  4. Perfeito essa avaliação final, meu turin está com 60k e não penso em comprar outro Jac,arrependimento só agora na desvalorização para venda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita aqui no blog. Desejo sorte na venda do seu Turin e sucesso na compra do próximo.

      Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir